domingo, 9 de agosto de 2009

Algumas Palavras

Alguns países se importam com o meio ambiente e com o urbanismo.
Poder viajar e analisar outros lugares com essa percepção faz com que, ao voltar, seja possível ver o quanto há por fazer e a necessidade de motivar todo o nosso entorno a não desanimar e tentar reparar o que é de todos nós: a cidade em que vivemos.

Conhecer uma cidade como Arudy, por exemplo, incrustada nos Pirineus, chamada de "Cidade Florida", é uma grande felicidade. Isso nos ensina que construções bem preservadas, ruas e avenidas limpas, jardins bem cuidados e saudáveis pode ser algo bem mais simples que querer atribuir ao aspecto sócio-econômico de um país a responsabilidade pela precariedade urbana e ambiental em que vivemos.

As cidades precisam ser limpas. O bem público tem que ser preservado de forma digna. Nossas árvores, jardins, canais, calçadas, precisam de conservação ininterrupta, de manutenção de qualidade. Nas pequenas coisas, no dia-a-dia é que se nota a diferença entre os chamados países ricos e os chamados pobres. Nos chamados países ricos, as pessoas fazem a diferença, reclamando, protestando, exercendo sua cidadania.

Ao acreditarmos que não podemos fazer nada e que algo acontecerá para mudar essas coisas, damos forças para que o "Feísmo" se estabeleça. Temos que ser mais exigentes e menos otimistas... A solução para o descuido está em cada um de nós, quando exercemos nossos direitos de cidadãos.

Através desta página, pretendemos mostrar, com o apoio daqueles que amam Santos, aquilo que vemos de errado, chamando a atenção das autoridades locais para o "Feísmo" presente. Já está mais do que na hora de trabalharmos coletivamente, para resgatar o que há de mais bonito em nossa cidade. Pretendemos mostrar que, se nos unirmos neste pensamento, Santos poderá voltar a ser uma linda, limpa e agradável cidade.

Colabore enviando uma "foto-denúncia" para nosso e-mail, juntamente com os seguintes dados:
- Nome para publicação (se seu próprio nome ou codinome)
- Um pequeno texto, de até 500 caracteres, para legenda
- A foto daquilo que pretende denunciar
- Autorização para publicação da imagem
Gostaríamos de salientar que o e-mail não sairá na publicação...

Sempre que possível, serão publicadas imagens de locais que tratam as mesmas questões expostas da forma correta. Você também pode colaborar enviando uma "foto-solução".

Sejam bem-vindos e não deixem de colaborar enviando fotos, dando sugestões ou ajudando a resolver aquilo que denunciamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário