quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Desenvolvimento e sustentabilidade

O Índice de Desempenho Ambiental, IDA, que mede o nível de preocupação que os municípios têm com as questões ambientais e serve de instrumento para o estabelecimento de políticas públicas em favor da preservação do meio ambiente, está sendo usado em algumas cidades do interior de São Paulo.
Esse índice é importantíssimo para nortear as políticas públicas, alem de orientar a população sobre as ações do poder público na área ambiental.
Há pouco tempo, a Região Metropolitana de Campinas, que já vem usando o IDA, teve seu estudo publicado na Revista Saúde e Sociedade, vinculada à Faculdade de Saúde Pública de São Paulo. A publicação desse estudo, comenta-se, equivale a uma certificação científica da qualidade e importância do projeto desenvolvido pelo Parlamento da Saúde da Região Metropolitana de Campinas, composta por 19 municípios.
Estes mesmos municípios foram avaliados em tres variantes: qualidade da água e ar, resíduos sólidos e preservaçao de áreas verdes. Pelo levantamento feito, só seis municípios obtiveram notas acima de 5, na escala de 0 a 10.
O próximo IDA será publicado no primeiro sementre de 2010, mas em alguns desses municípios já é notável a diferença desde a última classificação, mostrando que todos estão interessados em melhorar o seu desempenho.

Em tempo, a média do IDA na RMC classificou em primeiro lugar, com média, 6,87 a cidade de Jaguariúna, seguindo-se na lista, Indaiatuba, Campinas, Holambra e Valinhos. Em último lugar ficou o acolhedor município de Pedreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário